segunda-feira, 14 de março de 2011

ComKids discute e promove a produção audiovisual iberoamericana para o público infanto-juvenil

Programação inclui a segunda edição brasileira do Festival Prix Jeunesse Iberoamericano, que está com inscrições abertas, além de Mostra, Jornada de Negócios e Workshops

Já estão abertas as inscrições de conteúdos para a segunda edição brasileira do Festival Prix Jeunesse  Iberoamericano. O prazo vai até o dia 08 de abril e o festival acontece de 14 a 16 de junho de 2011. Este ano, a premiação passará a fazer parte de um novo evento sobre o mesmo tema: o ComKids. Além do já conceituado prêmio, a iniciativa será composta por mais três eixos: Mostra aberta ao público com peças premiadas, Jornada de Negócios para o mercado audiovisual dentro do Fórum Brasil de TV, e Workshops com profissionais especializados. Tudo isso, de 11 a 19 de junho, em São Paulo.
O selo ComKids é uma iniciativa do Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Criança e Adolescente, fundado em 2002) responsável por promover o Prix Jeunesse ao Brasil. Ele nasce com a proposta de discutir e promover a produção audiovisual voltada ao público infanto-juvenil. A produtora e especialista em mídia infantil Beth Carmona, diretora-presidente do Midiativa e sócia da empresa Singular, Arquitetura de Mídia começou a conceber o ComKids no ano passado:  “Quando trouxemos o Prix Jeunesse Iberoamericano para o Brasil em 2009 pudemos perceber que o mercado brasileiro e latinoamericano estava carente de iniciativas que não apenas premiassem, mas discutissem, capacitassem e facilitassem os negócios no mercado de entretenimento audiovisual infantil”. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Kidscreen (http://www.kidscreen.com/) faz este papel.
Por meio de parcerias com a Fundação Prix Jeunesse Internacional, SESC-SP, Goethe-Institut, Espaço Unibanco de Cinema\Clube do professor, Converge Comunicações e Latin American Training Center, o ComKids pretende difundir produções audiovisuais de qualidade a partir de pressupostos de responsabilidade social e desenvolvimento cultural. O projeto visa atingir diversos públicos como pais, crianças, professores, estudantes, profissionais de audiovisual, produtores, representantes de emissoras de TV, publicitários e anunciantes.

A versão iberoamericana do Festival Prix Jeunesse, que acontecerá no SESC Consolação, abre inscrições para produções e co-produções de canais de televisão, de web e de produtores independentes da América Latina e Península para as diversas faixas etárias, nas categorias audiovisuais: até 6 anos – ficção, até 6 anos e não-ficção, 7 a 11 anos – ficção, 7 a 11 anos - não-ficção e 12 a 15 anos – ficção e não-ficção. Além destas, há a nova categoria Conteúdos Digitais e Interativos, que visa atender ao crescente e já expressivo panorama de produções digitais para o público infanto-juvenil, na qual podem concorrer redes sociais, games, rádios online, vídeos interativos, aplicativos e conteúdos para celulares, simulações, etc, produzidos por canais de TV, portais, agências e produtoras.  
As inscrições dos conteúdos serão feitas através do site http://www.prixjeunesseiberoamericano.com.br/. 

Confira abaixo a programação do ComKids:

Mostra ComKids - 11, 12, 17, 18 e 19 de junho
Onde: Unidades do SESC e Espaço Unibanco de Cinema/ Clube do Professor
Ao longo de cinco dias será organizada uma exibição de peças audiovisuais premiadas e produzidas em todo mundo, oferecendo ao público brasileiro a oportunidade de entrar em contato com obras que normalmente não integram o circuito televisivo nacional. As exibições acontecerão em salas de cinema e em salas de projeção de espaços culturais e escolas de São Paulo. Haverá sessões especiais para educadores.
Classificação livre
Público: família, crianças, professores

5º. Festival Prix Jeunesse Iberoamericano - 14, 15 e 16 de junho
Onde: SESC Consolação
Exibição e competição de conteúdos audiovisuais e digitais inéditos organizados por categorias: audiovisuais (até 6 anos – ficção, até 6 anos – não-ficção, de 7 a 11 anos – ficção , de 7 a 11 anos – não-ficção,  de 12 a 15 anos – ficção e não-ficção) e da nova categoria de conteúdos digitais e interativos para crianças e jovens (portais, redes sociais, games, rádios online, etc).
Público: Diretores, roteiristas, escritores, webdesigners, editores, produtores e programadores de TV, web, games, entre outros.

Jornada de Negócios  ComKids Fórum Brasil - 16 e 17 de junho
Onde: Fórum Brasil de Televisão
A Jornada de Negócios promove a difusão de novos produtos culturais entre os principais atores envolvidos nos processos de desenvolvimento, produção, distribuição e licenciamento. O eixo Jornada de Negócios terá conferências, debates e apresentação de cases, buscando promover contatos e facilitar a circulação de conteúdos audiovisuais ancorados em valores como qualidade, criatividade, inovação e responsabilidade social.
Público: produtores independentes, produtores executivos, representantes de canais e portais

Workshops - 15, 16 e 17 de junho
Onde: a confirmar.
Uma série de atividades voltadas para produtores, diretores, roteiristas, designers, educadores e estudantes de cinema, produção cultural e áreas afins. As palestras e workshops serão realizados por profissionais especializados do Brasil e do exterior com foco na especialização profissional para área de mídia e infância. Oferecerá também um panorama do audiovisual infanto-juvenil, dos novos modelos de negócio e experiências em mídias digitais, dos mecanismos de financiamento e as possibilidades de co-produção internacional.
Público: Estudantes de audiovisual, produção cultural, pedagogia e áreas afins; produtores, diretores, roteiristas, educadores, executivos e outros profissionais do mercado audiovisual.


Nenhum comentário: